DAE executa nova explosão de rocha para construir nova captação de água no rio Piracicaba

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana executou, na manhã desta quinta-feira (26/04), o processo de explosão para a decomposição de rocha para a construção da nova captação no rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba. Essa foi a segunda detonação para a continuidade dos trabalhos.

“Provavelmente, será necessária mais uma intervenção deste tipo no local, mas ainda sem data definida. Agora, as máquinas irão retirar todo o material, as pedras, para a limpeza da área, que deverá durar uns dez dias”, explicou o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

O investimento nas obras da nova captação será de R$ 12 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prazo de conclusão da obra é de 15 meses.

O objetivo é assegurar que a população de Americana tenha um sistema completo de captação de água, segundo o prefeito Omar Najar. “A captação atual está em operação desde a década de 1970. Portanto, é uma obra necessária e muito importante para a cidade”, disse o prefeito.

A captação é um processo que envolve várias fases. De acordo com Zappia, envolve o gradeamento e o desarenamento, por exemplo, e “a tomada de água é simplesmente a retirada de água diretamente no manancial. O sistema de captação é mais adequado e eficiente”, afirmou o diretor geral do DAE.

O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, segundo o DAE.

Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 1970.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *