Prefeito entrega reservatório de água na região do Parque Novo Mundo

O prefeito de Americana, Omar Najar, e o superintende do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Carlos Cesar Gimenes Zappia, entregaram, na tarde da última sexta-feira (29), o serviço de ampliação do sistema de reservação R-9, do Parque Novo Mundo.A ampliação foi realizada porque a capacidade de reserva de água era de 3 milhões e 550 mil litros, abaixo do que é necessário para suprir a demanda dos bairros Parque Novo Mundo, São José, Parque Universitário, Terramérica I, II e III e parte do Jardim Brasília.

“A pedido do prefeito e devido à crescente demanda da população, estamos recuperando nossas unidades de reservação. Essa região sofria pois não tinha a quantidade suficiente de água. E recuperamos um reservatório que estava parado há mais de dez anos”, afirmou Zappia.

Com recursos próprios, o DAE recuperou um reservatório com capacidade de 500 mil litros, que não estava sendo utilizado. Outro reservatório, com capacidade para 1 milhão de litros de água, foi construído pela empresa MRV como medida compensatória por impactos causados pela implantação de empreendimento imobiliário no município.

Assim, o novo sistema de reservação do Parque Novo Mundo, o R-9, passa a ter agora a capacidade de armazenar 5 milhões e 50 mil litros de água. Além disso, foi realizada a recuperação de toda a estrutura desta unidade de reservação, sendo realizados diversos serviços de melhorias e manutenção.

O prefeito Omar Najar se mostrou bastante satisfeito com a entrega do reservatório e elogiou a equipe do DAE pelo trabalho que vem realizando. Agradeceu, ainda, a construtora MRV pela parceria que resultou em benefícios para a população local.  “Água é vida, é muito importante. E espero recuperar a infra-estrutura de saneamento da cidade, que não foi olhada com a mesma atenção pelas administrações anteriores. Americana cresceu e precisamos desses investimentos. A capacidade de armazenamento da cidade passa dos 27 milhões de litros atuais para 37 milhões de litros de água”, enfatizou.

O prefeito lembrou, também, que a tarifa de água de Americana é a menor da região. “O DAE se mantém sozinho, mas precisamos ser realistas e atualizar a nossa tarifa de água que, hoje, está defasada em 30% em comparação com outros municípios.

Foto: Susy Coutinho

Unidade de Imprensa/PMA