Prefeitura de Americana anuncia fim do despejo de esgoto no Ribeirão Quilombo

A Prefeitura de Americana, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), conseguiu resolver a questão do despejo de esgoto sem tratamento no Ribeirão Quilombo, problema que se arrastava há anos e que era motivo de questionamento no Ministério Público. O prefeito Omar Najar e o diretor do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, falaram à imprensa na manhã desta terça-feira (2) sobre as ações e obras executadas no município que possibilitaram acabar com o despejo de esgoto “in natura” no ribeirão, cumprindo assim o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2010, que previa a cessação das emissões de esgoto oriundas dos bairros Nova Americana, Rasmussen e Conserva.

“Esta Administração tomou todas as medidas necessárias para sanar o problema e, após oito anos, está cumprindo um TAC de 2010 referente ao esgoto lançado no Quilombo, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão. Americana cumpre portanto este compromisso com a promotoria e espera que as outras cidades à montante façam sua parte também. O empenho do DAE foi fundamental para esta conquista e agradecemos a empresa Jolitex que facilitou o trabalho dentro da sua área, ajudando a possível a execução das obras. Várias ações foram realizadas e muitas obras estão sendo feitas para que a cidade seja excelência em tratamento de esgoto, como a Estação d e Tratamento de Esgoto Balsa – Gruta, ampliação da ETE Cariob a, por exemplo”, disse o prefeito Omar Najar.

Foram duas obras realizadas e concluídas este ano. A primeira atende dois pontos e foi realizada entre a Rua Francisco Manuel e em frente da antiga indústria Joel Bertiê, na Avenida Bandeirantes próximo à Estação Ferroviária. A segunda obra foi realizada através do pátio da indústria Jolitex, ligando a Rua Tibiriçá com a Rua Anhanguera, obras que concluíram o TAC.

“Hoje não existe lançamento “in natura” de esgoto no ribeirão quilombo. Foi um serviço bastante trabalhoso, mas conseguimos eliminar esses quatro pontos de despejo. O lançamento de esgoto era pequeno, um litro por segundo, mas era uma questão de honra acabar com este problema. Americana está retornando para o primeiro lugar em tratamento de esgoto, a partir da administração do prefeito Omar Najar, será a cidade que melhor trata o esgoto na região”, concluiu o diretor Carlos Zappia.

Unidade de Imprensa / PMA

Artigos Relacionados

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *