Laboratórios do DAE realizam 200 mil análises da água de Americana em 2021

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana realizou aproximadamente 200 mil análises da água em 2021, visando assegurar a qualidade na distribuição à população, em total atendimento às legislações vigentes. Os procedimentos são realizados por três laboratórios: físico-químico, bacteriológico e operacional, de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Com foco na saúde pública, esse trabalho é realizado na ETA (Estação de Tratamento de Água), garantindo que a água fornecida pelo DAE esteja dentro dos parâmetros legais de potabilidade. São aproximadamente 17 mil análises mensais, que contemplam mais de 22 parâmetros (físico-químicos e bacteriológicos), dentre eles pH, cor, turbidez e residual de cloro.

De acordo com o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, existe uma fiscalização constante da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) e da Ares-PCJ, que também regulam os serviços prestados. “É importante ressaltar que as coletas e análises são realizadas em todas as etapas do processo de tratamento, desde a água captada no Rio Piracicaba, incluindo os centros de reservação e pontos diversos da rede de distribuição”, informou. “Quando qualquer anomalia é constatada, medidas imediatas corretivas são adotadas”, completou.

O DAE também realiza análise mensal com o objetivo de verificar a qualidade da água fornecida nos 19 poços artesianos em funcionamento no município, garantindo que a mesma esteja potável, ou seja, própria para consumo humano.

Todas as informações referentes à qualidade da água são inseridas no site do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde, e os relatórios mensais são publicados no site www.daeamericana.com.br.

A autarquia reforça que esta qualidade é garantida pelo DAE até o hidrômetro da residência ou comércio, sendo de responsabilidade do proprietário do imóvel manter em ordem os encanamentos internos e a caixa d’água limpa, o que deve ser feito no mínimo uma vez por ano.

Caso o munícipe verifique qualquer alteração na água, deve acionar o DAE para que uma equipe compareça ao endereço. Os canais de atendimento são: telefone 0800 123737, todos os dias, das 6h à meia-noite; WhatsApp (19) 98424 4800, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; pelo site daeamericana.com.br/app ou pelo email sac@daeamericana.com. br.

Foto: Susy Coutinho